Galerinha dos Sextos anos "A" e "B"
Como disse, estou colocando a parte escrita dos slides que vimos em sala, sobre o assunto que vimos para que vocês leiam, copiem o que acharem necessário no caderno e estudem. Caso tenham dúvidas, quando estivermos fazendo exercícios em sala de aula ou mesmo quando não estivermos trabalhando podem perguntar.
Flexão dos Substantivos
Por serem palavras variáveis, os substantivos podem se flexionar em:
gênero, número e grau. Vejamos cada tipo de flexão, separadamente:
Flexão de gênero
Quanto ao gênero, os substantivos podem ser classificados em:
masculinos e femininos. Temos por regra que todo substantivo masculino é
caracterizado pela desinência “o” e o feminino pela desinência “a”. No
entanto, nem todos os substantivos masculinos terminam em “o” (líder,
telefonema, amor). Então, podemos definir o substantivo como do gênero
masculino se vier anteposto pelo artigo “o”: o gato, o homem, o amor, o
líder, o telefonema.
O gênero feminino irá seguir o mesmo raciocínio. São substantivos
femininos as palavras que tem anteposição do artigo “a”: a gata, a
mulher, a pessoa, a criança.
Há, contudo, uma distinção a ser feita entre: substantivos biformes e
uniformes. Substantivos biformes são os que apresentam uma forma para o
masculino e outra para o feminino: menino, menina. Já os substantivos
uniformes apresentam uma única forma para o masculino e para o feminino: criança, artista, testemunha.
No entanto, é por intermédio do artigo que classificamos se o substantivo de dois gêneros é masculino ou feminino. Veja:
o estudante (masculino)
a estudante (feminino)
a estudante (feminino)
Além disso, é através do artigo que podemos definir o significado do substantivo. Observe:
o cabeça (líder)
a cabeça (parte do corpo)
a cabeça (parte do corpo)
Flexão de número
Quanto ao número, os substantivos podem ser flexionados em: singular ou
plural. O indicativo de um substantivo no plural é a terminação “s”:
Exemplo: o colega > os colegas
a menina > as meninas
a menina > as meninas
Porém, há algumas particularidades no que diz respeito ao plural dos substantivos. Vejamos algumas:
a) No geral, os substantivos terminados em al, el, ol, ul, troca-se o “l” por “is”:
Exemplos: jornal > jornais
papel > papéis
barril > barris
anzol > anzóis
azul > azuis
papel > papéis
barril > barris
anzol > anzóis
azul > azuis
b) Os substantivos terminados em “r” e “z” são acrescidos de “es” para o plural:
Exemplos: amor > amores
luz > luzes
Exemplos: amor > amores
luz > luzes
c) Caso o substantivo terminado em “s” for paroxítono, o plural será invariável. Caso seja oxítono, acrescenta-se “es”:
Exemplos: ônibus > ônibus
país > países
Exemplos: ônibus > ônibus
país > países
d) Os substantivos terminados em “n” formam o plural em “es” ou “s”:
Exemplos: abdômen > abdômenes
pólen > polens
Exemplos: abdômen > abdômenes
pólen > polens
e) Os substantivos terminados em “m” formam o plural em “ens”:
Exemplo: homem > homens
viagem > viagens
Exemplo: homem > homens
viagem > viagens
f) Os substantivos terminados em “x” são invariáveis no plural:
Exemplo: tórax > tórax
xérox > xérox
Exemplo: tórax > tórax
xérox > xérox
g) Os substantivos terminados em “ão” têm três variações para o plural: “ões”, “ães” e “ãos”:
Exemplos: eleição > eleições
pão > pães
cidadão > cidadãos
Exemplos: eleição > eleições
pão > pães
cidadão > cidadãos
Flexão de grau
Quanto ao grau, os substantivos podem variar entre aumentativo e diminutivo.
Os graus aumentativo e diminutivo podem ser formados através de dois processos:
Os graus aumentativo e diminutivo podem ser formados através de dois processos:
a) sintético – acréscimo de sufixos ao grau normal.
Exemplo: amor: amorzinho; amorzão.
Exemplo: amor: amorzinho; amorzão.
b) analítico – o substantivo será modificado por adjetivos que transmitem idéia de aumento ou diminuição:
Exemplo: urso: urso grande; urso pequeno.
Exemplo: urso: urso grande; urso pequeno.
Por Sabrina Vilarinho
Acho que por hoje está bom, não? Vou continuar colocando assuntos. Bom final de semana, sobrinhos (rsrsrs).
Cláudio Duarte
Poxa tio Claúdio,e o senhor ainda acha pouco!?
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkkkkkk''
Querida Sobrinha, imagine quando vc. ver o próximo. Lembre-se que os capazes, como vc., tiram isso de letra.
ExcluirBye and study!
Let´s training English, ok?
Rsrsrsrs
Yes,ok teacher!!
ResponderExcluir